Como editar ficheiro hosts no Windows, Linux ou Mac

O que é um ficheiro host

Quando escreve o endereço de um website no seu browser este verifica nos ficheiros hosts, se existe algum tipo de entrada relacionada a esse endereço, caso não encontre informação, irá efectuar uma pesquisa pelo IP correspondente utilizando os servidores DNS externos.

O ficheiro hosts é escrito em formato de texto simples. Pelo que pode utilizar qualquer editor de texto como o Bloco de Notas, por exemplo, para o editar.

Porquê editar o ficheiro hosts?

Quando compra um novo domínio ou quando faz a migração do seu website para um novo fornecedor de alojamento necessita que o seu domínio aponte para o novo servidor. Normalmente, poderá levar entre 24 a 48 horas para que o seu domínio comece a funcionar, e durante esse tempo, não poderá aceder ao seu website.

Ao editar o ficheiro hosts, acrescentando especificamente um endereço IP personalizado que aponte para o seu domínio, poderá aceder ao seu website de imediato. Útil também caso pretenda realizar alterações no seu website depois da migração e ver como fica no novo servidor.

Outro dos motivos que podem levar a alterar o seu ficheiro hosts está relacionado com ataques informáticos, como o caso do phisihing. Nesses casos, é comum, que ataquem os ficheiros hosts redireccionando os utilizadores para outro website que não o original.

Poderá ainda alterar o hosts para bloquear o acesso a um site. Por exemplo, imagine que pretende bloquear o acesso a uma qualquer rede social no seu computador, pode apontar o URL dessa mesma rede social no arquivo hosts para um endereço de IP inválido.

Contudo, lembre-se que as alterações só afectarão o sistema em que o ficheiro anfitrião se encontra.

Editar manualmente o ficheiro hosts no Windows

  1. No menu Iniciar escolha o Notepad, clique no botão do lado direito do rato e escolha a opção “Executar como Administrador”
  2. Já com o Notepad aberto, vá a Ficheiro > Abrir
  3. Altere o filtro dos ficheiros de “Documentos de Texto (.txt)” para “Todos os Ficheiros (.*)”
  4. Procure em C:\Windows\System32\Drivers\etc
  5. Identifique o ficheiro hosts
  6. Edite o ficheiro hosts. Numa linha própria adicione o endereço IP e separado por pelo menos um espaço adicione o respectivo domínio (Ex. 192.168.20.12 dominioexemplo.com)
  7. Concluídas as alterações, guarde o ficheiro
  8. Para confirmar que o domínio no seu dispositivo está a apontar para o IP pretendido, aceda à linha de comandos e execute o seguinte comando:
    ping dominioexemplo.com (troque pelo respectivo domínio)
    Se o IP devolvido for o IP que configurou no ficheiros hosts é porque o domínio já se encontra a apresentar o conteúdo presente no servidor cujo IP definiu.

Como editar ficheiro hosts em Linux

No Linux poderá usar o editor de texto que seja da sua preferência. Utilizaremos o nano em Ubuntu como exemplo. Abra o Terminal pressionando Ctrl+Alt+T e siga os seguintes passos:

  1. Escreve o seguinte comando, seguido da sua senha de administrador: sudo su
  2. Para abrir o ficheiro hosts utilizando o nano, escreva o seguinte comando e prima Enter: sudo nano -w /etc/hosts
  3. Numa linha própria adicione o endereço IP e separado por pelo menos um espaço adicione o respectivo domínio (Ex. 192.168.20.12 dominioexemplo.com www.dominioexemplo.com)
  4. Guarde as alterações
  5. Para confirmar que o domínio no seu dispositivo está a apontar para o IP pretendido, aceda à linha de comandos e execute o seguinte comando:
    ping dominioexemplo.com (troque pelo respectivo domínio)
    Se o IP devolvido for o IP que configurou no ficheiros hosts é porque o domínio já se encontra a apresentar o conteúdo presente no servidor cujo IP definiu.

Como editar ficheiro hosts em macOS

Se estiver a utilizar macOS, siga os seguintes passos:

  1. Abra o Terminal
  2. Como exemplo, utilizamos o Editor Nano. Para o executar como administrador, insira a informação abaixo, e clique Enter: sudo nano /private/etc/hosts
  3. Escreva a sua palavra-passe de utilizador do sistema. Será encaminhado para o ficheiro hosts para o editar
  4. Numa linha própria adicione o endereço IP e separado por pelo menos um espaço adicione o respectivo domínio (Ex. 192.168.20.12 dominioexemplo.com www.dominioexemplo.com)
  5. Certifique-se de guardar as suas alterações utilizando o atalho Ctrl + X
  6. Para confirmar que o domínio no seu dispositivo está a apontar para o IP pretendido, aceda à linha de comandos e execute o seguinte comando:
    ping dominioexemplo.com (troque pelo respectivo domínio)
    Se o IP devolvido for o IP que configurou no ficheiros hosts é porque o domínio já se encontra a apresentar o conteúdo presente no servidor cujo IP definiu.

 

  • 0 Utilizadores acharam útil
Esta resposta foi útil?

Artigos Relacionados

Dicas para Eliminar Emails de Spam

O e-mail, dada a sua importância, é dos serviços fulcrais de qualquer alojamento. Diariamente...

Onde estão localizados os nossos servidores?

A EVS Portugal dispõe de servidores em território nacional localizados em Lisboa e também na...